Sobre a AdC

A Academia de Curadoria é um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq/UnB, composto por pesquisadores de diversas cidades do Brasil, reunidos em suas múltiplas habilidades. Sua proposta é ser laboratório de práticas curatoriais e crítica de arte, sem fórmulas ou modelos preestabelecidos.

Desenvolve pesquisa acadêmica ativa em arte contemporânea e oferece suporte a instituições culturais, fundações, espaços independentes, museus, galerias e artistas. Essas parcerias se dão por meio de projetos pedagógico-curatoriais, em formatos diversos e com atuações nos meios físico e virtual.⁣

A AdC é dividida em equipes, orientadas pelas funções de comunicação, conteúdo, educativo e produção. Todas elas sob o eixo da curadoria em Artes Visuais. Fazem parte do grupo: Aline Ambrósio, Ana Avelar, Ana Roman, Emily Mayumi, Isaac Guimarães, Laura Rago, Marina Romano, Matheus Miranda, Rachel Vallego, Renata Reis, Suellen Barbosa, Thiara Grizilli e Vinícius Martins.

Ana Avelar

Out 2019 - Presente

Coordenadora geral

Professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB). Lá coordenou curadorias para a Casa Niemeyer entre 2017 e 2021, sendo também curadora responsável pelo Programa de Residência Artística Internacional OCA. Como docente, ministra cursos nas áreas de crítica e curadoria, com especialização em arte brasileira.

Ana Roman

Fev 2021 - Presente

Coordenadora de Conteúdo

Ana Roman é mestre em Geografia pela FFLCH-USP e doutoranda em Art History and Theory na Universidade de Essex (Reino Unido). Foi curadora, curadora assistente e pesquisadora em diversas mostras realizadas em instituições culturais do país, entre elas Rever_augusto de campos (2016), ‘Entre Construção e Apropriação: Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 1960’ (2018), ’Black Stream’, de Alice Shintani (2019), ‘Pequenos Formatos’, de Alexandre Wagner (2018), entre outros. Organizou as duas edições do curso "Exposições de arte: curadoria, mediação e produção" na Casa Plana, em 2017 e 2018. Atualmente é curadora assistente da 34ª Bienal de Arte de São Paulo e contribui para o grupo de pesquisa Academia de Curadoria

Rachel Vallego

Fev 2021 - Presente

Coordenadora de Produção

Doutora em Estética e História da Arte pelo PGEHA-USP, mestra em Arte pela UnB, graduada em Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) pela UnB. Atua na elaboração de exposições desde 2010, com ampla experiência nas áreas de produção, pesquisa, curadoria, redação de textos, coordenação editorial e coordenação de montagem de exposições. Pesquisa sobre temas como Arte Moderna, Arte Contemporânea, Modernismo Brasileiro, museus, curadoria, galerias de arte, colecionismo de arte e mercado de arte.

Thiara Grizilli

Fev 2021 - Presente

Coordenadora do Educativo

Mestranda em Estudos Museológicos e Curatoriais pela Universidade do Porto, Portugal. Educadora, produtora e pesquisadora independente, é ativista dos movimentos culturais periféricos em sua cidade e atualmente de mulheres migrantes em Portugal. Cursou graduação em Letras (USP) e História da Arte (UNIFESP) e especializou-se em Arte Educação (ECA-USP) e Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural/Instituto Singularidades).

Aline Ambrósio

Fev 2021 - Presente

Coordenadora de Expografia

Aline Ambrósio é Pós-Graduanda em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos pela FAU UFMG. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas. Graduada em Design de Ambientes pela UEMG. Possui especialização em Produção em Artes Visuais, abrangendo os campos de curadoria, expografia, produção em artes visuais e arte-educação pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) do Palácio das Artes/(FCS). Membro da Academia de Curadoria. Pesquisadora na Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposições do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva da EBA/UFMG. Dedica-se à pesquisa em curadoria e expografia nos campos da arquitetura e do design efêmero. Artista Visual independente. Técnica em Administração pelo SEBRAE.

Emily Mayumi

Fev 2021 - Presente

Pesquisadora

Emily Mayumi (1997) é pesquisadora de arte, prestes a se formar na PUC-SP em Arte: História, crítica e curadoria. Em 2020, recebeu o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica pela sua investigação acerca do corpo disruptivo na performance contemporânea. É interessada por tudo aquilo que tange o informe. Vive e trabalha em SP.

Isaac Guimarães

Fev 2021 - Presente

Pesquisador

Graduado em Publicidade pelo Centro Universitário IESB (2012), com Láurea de Melhor Aluno; graduando em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília (2016-). Trabalha como designer gráfico desde 2010, com experiências em empresas públicas, privadas e como freelancer. Tem conhecimento em programas de edição de imagem, vídeo, áudio e modelagem 3D. Já participou de exposições de artes visuais enquanto artista, expógrafo, produtor e curador.

Laura Rago

Nov 2021 - Presente

Pesquisadora

Curadora e jornalista de arte graduada em história e pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria. Foi curadora e co-curadora de algumas mostras, como Comuna SP, no Festival A Cidade Precisa de Você, e Reconstrução, do artista Daniel Melim, na Fundação Iberê Camargo, ambas em 2021. Desde 2015, representa o artista plástico argentino Tec e trabalha como curadora independente e de projetos especiais na galeria Choque Cultural. Tem uma coluna mensal na plataforma de arte contemporânea Bigorna. Produz conteúdo de arte e cultura para redes sociais de artistas, galerias e influencers. Trabalhou na Folha de S.Paulo como repórter de arte e música erudita, e foi editora-assistente na revista Bamboo. Colaborou para revistas como Select, Vogue, Harper’s Bazaar e títulos da editora Abril.

Lucas Alameda

Fev 2021 - Jan 2022

Ex-pesquisador

Mineiro. Doutorando em Design e Mestre em Mediações e Culturas. Me entendendo como uma pessoa hifenizada - veado-jovem deslocado-periférico -, busco tensionar questões pertinentes aos grupos ao qual faço parte ou trânsito e agregar estas pautas em meus trabalhos e na minha prática discursiva.

Marina Romano

Fev 2021 - Presente

Pesquisadora

Arquiteta, mestranda em Artes pela UEMG, desenvolve pesquisa em curadoria, focada na experiência do espaço expositivo e suas transições entre o ambiente físico e o virtual. Criadora de plataforma de produção de conteúdo, divulgação e fomento de eventos de arte em Belo Horizonte, procura encontrar maneiras de traduzir a experiência do sensível em fluxos espaciais de redes digitais.

Matheus Miranda

Out 2019 - Presente

Pesquisador

Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília - UnB. Foi coordenador executivo no projeto "Ações em Arte nos tempos da covid 19". Na Academia de Curadoria atua principalmente nas áreas de produção e tecnologia.

Renata Reis

Out 2019 - Presente

Pesquisadora

Formanda em Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília - UnB. Foi curadora das exposições “Athos etc”, 2019, na Fundação Athos Bulcão e da “Te Faço Nascer Livre”, 2019, na CAL/UnB. Na Academia de Curadoria atua principalmente nas áreas de educativo e produção de texto.

Samara Correia

Out 2019 - Nov 2021

Ex-pesquisadora

Samara Correia é assessora de comunicação graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2012), graduanda em Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília - UnB e pós-graduanda em Gestão da Comunicação em Redes Sociais na Universidade Anhembi Morumbi. Na equipe da Academia de Curadoria atua principalmente nas áreas de curadoria e comunicação.

Suellen Barbosa

Fev 2021 - Presente

Pesquisadora

Doutoranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP (2021). Possui graduação em Educação Artística (2013) e mestrado em Artes pelo PPGAV ECA-USP (2016). Arte/educadora e gestora cultural com experiência nas áreas de ação educativa e produção cultural. Atualmente coordena o programa de ação educativa em exposições no Sesc São Paulo, bem como projetos de exposições de arte contemporânea na instituição. Dedica-se aos estudos curatoriais e a arte/educação em museus e instituições culturais e, a gestão cultural.

Vinícius Martins

Nov 2021 - Presente

Pesquisador

Graduando em Artes Visuais (Bacharelado) na Universidade de Brasília - UnB. Pesquisa sobre o espaço virtual orientado a instituições de arte. Foi co-coordenador do projeto de extensão Mediação Cultural Educativo(s) Visíveis, apoiado pelo edital Casas Universitárias de Cultura. Trabalha na área de produção, principalmente ligado ao digital e design. Na Academia de Curadoria atua principalmente nas áreas de produção e tecnologia.

Vitor Borysow

Fev 2021 - Nov 2021

Ex-pesquisador

Mestre em Ciências da Comunicação, Especialista em Gestão Cultural, Especialista em Design e Jornalista com experiência de mais de 15 anos em projetos de gestão cultural, comunicação, produção editorial e criação gráfica, em instituições de São Paulo e Brasília. Como pesquisador, investiga as relações entre arte e patrimônio em Brasília, centrando seus estudos nas obras de Athos Bulcão e Rubem Valentim.